(16) 3612-1374

Como funciona a central de alarme de incêndio?

Como funciona a central de alarme de incêndio?

Já parou para pensar na importância de um sistema de alarme e detecção de incêndio? Isto se faz necessário independente do porte ou área de atuação, pois garante segurança para todos, tanto funcionários quanto os clientes. 

Por isso, neste blogpost vamos apresentar para você como funciona a central de alarme de incêndioQuando acontece um acidente com fogo é preciso que um sistema rápido e eficiente esteja funcionando para garantir a proteção não somente das vidas, mas do patrimônio em si. 

Para que isso seja possível, é necessário possuir uma central de alarme de incêndio que tenha tecnologias como sistemas de detenção.

Como este sistema é formado e quais os tipos?

Existe um conjunto de elementos que formam este sistema e eles são instalados de forma planejada e coordenada para detectar um incêndio e fornecer para a central as orientações e sinalizações para que haja, rapidamente, o início do combate.

Este sistema pode ser endereçável ou convencional. Quando são convencionais, possuem detectores e acionadores ligados na central e cobrem uma área determinada e, quando são acionados, indicam o espaço, onde está acontecendo o fogo. São, geralmente, indicados para locais menores. 

Os endereçáveis possuem todos os seus dispositivos sincronizados com a central e indicam com precisão o local do incêndio. Eles garantem agilidade para que as medidas necessárias sejam tomadas em relação à evacuação do local e a contenção do fogo. São recomendados para locais maiores.

Quais os elementos que fazem funcionar uma central?

Para saber como funciona a central de alarme de incêndio é necessário conhecer quais são os elementos que a compõem, certo? 

Aqui vamos listar e explicar um pouco sobre cada um deles:

Central de alarme:

Trata-se de um aparelho que interliga todos os dispositivos, recebe e envia os sinais de alerta e de acionamento de todos os equipamentos conectados, informando de onde vem o fogo e podendo até atuar automaticamente em seu combate.

Acionador: 

O acionador é um dispositivo na cor vermelha que fica instalado em pontos estratégicos das empresas, shoppings, hospitais, escritórios e outros espaços. Ele fica ligado à Central e possui um botão, pode ser do tipo “Quebra Vidro” ou do tipo “Pressionar”, que envia para a central a localização da ocorrência. A comunicação é bem rápida e isso facilita as ações de contenção e evacuação.

Detector de temperatura e de fumaça:

Este componente é pequeno e simples, mas faz uma diferença enorme na segurança e proteção dos ambientes. É composto pelo sensor de fumaça e por circuitos eletrônicos que fazem com que o sensor acione o alarme independente da ação de uma pessoa, como no caso do acionador.

Sirene: 

A sirene é um aparelho responsável por emitir os sinais sonoros e visuais, quando acontece um disparo geral na central de alarme de incêndio.

Sprinkler: 

Trata-se de um dispositivo instalado no teto e que dispersa água em caso de incêndio. Possui uma ampola de vidro termossensível, acionada quando ocorre a elevação da temperatura. A cor dela indica a temperatura máxima que o aparelho suporta, antes de ser ativado. A projeção do sistema a ser utilizado vai depender da área e da densidade.

 

Importante ressaltar que para saber exatamente como funciona a central de alarme de incêndio é preciso contar com uma empresa que seja especializada no assunto, pois a instalação de todos os equipamentos precisa ser realizada por técnicos competentes, com experiência e que farão todos os testes necessários. 

Fale com a gente!

Se você precisa de uma central desta e quer entender melhor como funciona a central de alarme de incêndio, não perca mais tempo! Entre em contato com a equipe da Stinger Fire agora mesmo e solicite seu orçamento. Estamos esperando por você!

Central de alarme de incêndio? Fale com a Stinger!

Quer saber mais detalhes sobre como funciona a central de alarme de incêndio? Contate nosso time!